Nesta página pode encontrar todas as principais informações sobre o evento “Tecnologia: o teu futuro?”.
Caso tenha alguma dúvida adicional, não hesite em enviar um email para porto@geekgirlsportugal.pt

O evento ‘Tecnologia: o teu futuro?’ é um dia de atividades para jovens mulheres estudantes entre os 13 e os 17 anos e pretende dar a conhecer a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A sua educanda vai ficar a conhecer mulheres que trabalham nesta área e como é o seu dia-a-dia. Vai ainda ter a possibilidade de participar em 3 workshops dinamizados por mulheres para tomar contacto com a programação, como fazer um site gratuitamente e ainda descobrir o que é a usabilidade. E, no final do dia, poderá habilitar-se a receber um drone Science4You ou um curso da Academia de Robótica!

Mas este evento é também para si! Contamos com a sua presença na sessão de abertura, onde terá a possibilidade de ouvir as profissionais da área falarem sobre a sua própria experiência. A seguir à sessão de abertura poderá ainda participar numa sessão apenas para pais/encarregados de educação onde uma professora universitária falará dos cursos superiores de TIC e das saídas profissionais. Nessa sessão, os encarregados de educação poderão esclarecer as suas dúvidas.

Como encarregados de educação queremos o que é melhor para as nossas educandas e ajudá-las a fazer as melhores escolhas para o seu futuro. Mas numa sociedade em constante mudança e inundada de informação, nem sempre conseguimos filtrar qual a melhor informação para nós e para elas.
Neste evento, os encarregados de educação vão poder esclarecer as suas dúvidas quanto às carreiras profissionais que as jovens podem escolher na área das Tecnologias de Informação – uma área ainda pouco conhecida para uma grande parte da população. Apesar da vasta oferta de oportunidades de emprego nesta área, em 2015, a taxa feminina de diplomadas no Ensino Superior em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi de 18.5%, correspondendo apenas a 956 mulheres (dados Pordata).

Os encarregados de educação poderão ainda participar numa sessão exclusiva com docentes do ensino superior, para conhecerem melhor os cursos desta área e as saídas profissionais dos mesmos.

Porque a comunidade que o está a promover – Geek Girls Portugal – tem como missão sensibilizar e incentivar jovens mulheres (ainda em idade escolar) a optarem por uma carreira na área tecnológica, desmistificando estereótipos e apresentando profissionais-modelo, para que no futuro existam mais mulheres nesta área. O conteúdo do evento é completamente neutro, e seria perfeitamente adaptado também a jovens rapazes.

A comunidade Geek Girls Portugal é a primeira comunidade portuguesa criada em 2010 para dar a conhecer e capacitar mulheres na área tecnológica. A sua missão foca-se no envolvimento, inspiração e capacitação de mulheres, através de encontros e workshops, sessões de sensibilização em escolas para inspirar jovens mulheres, e mentoria para apoiar o desenvolvimento e progressão profissional de mulheres na área tecnológica.

Acreditamos que ainda existe um longo percurso pela frente para desmistificar esta área junto das jovens, de modo a que possamos ver cada vez mais mulheres ligadas à tecnologia, vertente em que existe uma vasta oferta de empregabilidade.

Este trabalho deve ser feito desde bem cedo, junto das escolas, de modo a dar a conhecer as diferentes carreiras que estão ao alcance de uma escolha, para que as nossas jovens possam fazer uma escolha esclarecida e fundamentada para o seu futuro profissional. E é aí que podemos contribuir, apresentando profissionais-modelo e desmistificando estereótipos, para que no futuro existam mais mulheres nesta área. Esta comunidade é formada por mulheres, profissionais na área das Tecnologias, que acreditam neste projeto e dedicam os seus tempos livres a esta causa, organizando estes eventos e trabalhando junto das jovens.

Neste mesmo site poderá encontrar informação mais detalhada sobre a comunidade.

Temos previsto a participação de cerca de 50 jovens neste evento. Este grupo será dividido em 2 subgrupos que terão o acompanhamento permanente de 2/3 elementos da nossa comunidade (mulheres que trabalham na área tecnológica).

As voluntárias irão acompanhar cada grupo durante todo o evento – sessão de abertura, almoço, coffee breaks e workshops – estando atentas a qualquer questão destas jovens. Convidamo-lo a estar presente na sessão de abertura e numa sessão de esclarecimento para os Encarregados de Educação até às 10:30. No início do evento poderá ainda ficar com o contacto das voluntárias que irão acompanhar o grupo da sua educanda.

No final do dia, entre as 17h00 e as 17h30 deverá ir buscar a sua educanda.

Não. Temos previsto 2 pausas para lanche (manhã e tarde) e um almoço volante, patrocinados por empresas da região norte do país, ligadas à Tecnologia, onde terão à disponibilidade água, sumos, fruta e refeições ligeiras saudáveis.

Não. Durante os workshops será fornecido todo o material necessário para a sua participação nos mesmos.