PGGD #1 Speaker: Filipe Pina da Seed Studios

No 1° encontro PGGD vamos contar com a participação de Filipe Pina no painel de discussão sobre os desafios tecnológicos e de negócio da indústria de jogos e para a apresentaçao de um jogo produzido pela Seed Studios.

A Seed Studios nasceu em 2006 e está focalizada no desenvolvimento de jogos para consolas. seedstudiosÉ uma das empresas portuguesas pioneiras na produção de vídeo jogos e foi a primeira a nível nacional a produzir um título para a consola portátil Nintendo DS. Os estúdios estão localizados na zona histórica da Ribeira no Porto.

A equipa base que constitui a empresa trabalha junta em desenvolvimento de vídeo jogos há já 9 anos. Actualmente encontra-se a produzir o jogo Under Siege para a PlayStation3 que será editado em 2010.

Filipe Pina nasceu em Santarém, em 1979. Desde 2005 que tem residência fixa no Porto. Trabalhou durante 7 anos em televisão para a Sigma3 Audiovisuais e passou por diversos cargos como editor de imagem, repórter e operador de câmara, até se fixar na área do design e grafismo. Foi responsável pela produção de uma dezena de grafismos onde se incluem programas como “Curto-Circuito”, “CineXL” e “Cabaret da Coxa”, para a Sic Radical. Entre cartazes, logótipos, sites e outras pequenas animações, produziu o grafismo para o 1º CD da banda “Reaktor”. Em 2006 e 2007, no âmbito de uma cadeira também ela dedicada aos videojogos, deu aulas na ESAD no Porto. Já na área da Banda Desenhada inicia-se, em 2003, com Filipe Andrade na tira cómica online “Fraggers”. Como argumentista e pintor, e também com Filipe Andrade, entre 2006 e 2008, editou periodicamente a BD de nome BRK no BD Jornal. Esta BD foi editada em Setembro de 2009 pela ASA em formato de livro. É actualmente co-fundador e sócio-gerente da empresa Seed Studios onde produziu os jogos “Sudoku for Kids” para PC e “Toy Shop” e “Toy Shop Tycoon” para Nintendo DS.