PGGD #1 was all about games!

Obrigada a todas (e a todos) que se juntaram ao primeiro PGGD no IST Taguspark! Neste evento de lançamento contamos com a participação de 24 pessoas. Eu diverti-me imenso e foi muito interessante ouvir Filipe Pina da Seed Studios e Manuel Costa da YDreams.

Começamos por discutir informalmente e com grande participação de todos os desafios tecnológicos e de negócio na criação de jogos em Portugal. Foram abordadas questões como a escolha da plataforma (XBox, Nintendo, PS3, etc.), financiamentos, a necessidade de criar parcerias com outras empresas, o papel dos distribuidores na venda do produto final, as redes sociais, pirataria e, até mesmo, como é o ambiente de trabalho numa empresa de jogos e as condições necessárias para se tornar um programador de jogos.
De realçar acerca desta última questão que, em Portugal, ainda é difícil encontrar uma base universitária suficientemente consolidada que prepare os jovens para um emprego nesta área. As empresas portuguesas começam a dar cartas no mercado internacional de jogos, por isso, para quando vão as universidades portuguesas investir numa oferta mais focada em design e desenvolvimento de jogos?

Depois de um coffee break super recheado e patrocinado pelo Lage2, prosseguimos para a demonstração de jogos.
Manuel Costa apresentou os jogos para grandes audiências da Audience Entertainment, uma empresa que a YDreams criou há um ano com a Brand Experience Lab dos Estados Unidos. Estes jogos são destinados a entreter audiências num grande evento e espaço e, através de câmaras direccionadas para o público, torna-se possível que com o movimento das mãos/braços o público participe na acção do jogo.
Filipe Pina descreveu e revelou um pouco mais sobre o próximo jogo da Seed Studios – Under Siege. Em produção há quase dois anos, o Under Siege é um jogo de estratégia em tempo real para ser jogado online e vai ser lançado este Verão para PlayStation 3. Pelo que vimos dos screenshots, o jogo promete!

No final, todas as participantes levaram para casa amostras da Oriflame e dvds, cadernos, pulseiras USB e informação sobre as iniciativas recentemente lançadas pela Comissão Europeia para atrair mais mulheres para as TIC.

Resta-nos agradecer ao IST pela cedência do espaço e material, assim como, aos oradores!